MONTEPIO COMERCIAL E INDUSTRIAL
Legalmente constituído em 17 de Agosto de 1899, por alvará Régio do Rei D. Carlos, o Montepio Comercial e Industrial - Associação de Socorros Mútuos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, tutelada pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social através da Direcção Geral dos Regimes da Segurança Social.
A sua actividade pauta-se pelo associativismo, a solidariedade e o humanismo.
Desenvolve uma resposta eficaz e solidária ao nível da complementaridade dos sistemas públicos de segurança e de saúde.
O MCI tomou como seu símbolo a altaneira águia, que veloz e firme pratica o voo mais livre, nobre e audacioso do reino animal.
A águia eleita impôs-se como simbólica elevação de propósitos e de objectivos, para que a Instituição executasse um voo mais alto e uma trajectória mais segura no domínio do socorrismo mútuo, visando maior alcance e mais vasta actuação, condições sine qua non para manter a longevidade.
O MCI tem como finalidade principal, desenvolver acções de protecção social nos domínios da segurança social e saúde, constituindo os domínios da educação e habitação a sua finalidade secundária.
Dentro da sua vertente associativa, o MCI promove a cultura e a melhoria da qualidade e do nível de vida dos seus associados e respectivas famílias, através de modalidades individuais e colectivas.
Prossegue, também, outros fins de protecção social, através da organização e gestão de equipamentos e serviços de acção social, de solidariedade, de formação e difusão mutualistas.
O MCI para concretização dos seus fins de segurança social, concede pensões de reforma por limite de idade, pensões de invalidez permanente e reforma, subsidio de funeral e capitais de previdência a prazo.
Ao nível da saúde, presta assistência médica de forma gratuita a todos os associados, independentemente da modalidade que subscreveram.
O MCI gere o mesmo inconformismo que congregou os fundadores, no passado. O presente está cheio de novos reptos e a nossa persistência, quotidianamente assumida, é um estimulo que convida a continuarmos a ajudar a construir um mundo melhor, mais solidário


Tapeçaria da Fundação em 1899

Diploma. Supõe-se que o anúncio do plano de boca estaria inspirado na gravura que compunha o cunho de pedra.

Primeiro logotipo da Associação Mutualista

Alvará Régio

Anúncio publicitário dos primeiros anos de crescimento da Caixa Económica (Extraído do Anuário Comercial de 1922)

Publicidade original feita com a intenção de cativar os mais pequenos.